Todo mundo quer contratar gerentes de projeto
Responsável por assegurar a entrega das diversas obras em andamento no Brasil, o gerente de projetos é o profissional que tem vaga em praticamente todos os mercados

O Brasil vive desde 2003 uma efervescência de projetos sociais e de infraestrutura de Portos, Aeroportos, Rodovias, com isso a figura do Gerente de Projeto destaca-se como importante figura profissional do mercado, já que vale aquela máxima de que "sem um bom projeto não há recursos", assim funciona o governo e o mercado privado. Temos um grande gargalo de mão de obra especializada, pois faltam Gerentes de Projetos pelo país para atuar nas diversas esferas públicas e na iniciativa privada nacional e internacional seja atuando no município elaborando Projetos locais nas áreas Sociais, Infra Estrutura, Meio Ambiente, Cultura, Saúde, Educação, Informática, Profissionalização, Habitação, Segurança..., com isso os municípios Brasileiros são os que mais sofrem pela falta do profissional. Sabemos de que a liberação de recursos por parte da União só ocorre com a elaboração de um bom projeto estruturado e alinhado com o Edital, como falta mão de obra qualificada, as pequenas cidades são as que mais sofrem, já que por falta de projetos os recursos ficam retidos nos cofres da União.
Atualmente o país vive uma explosão de grandes projetos para a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 - construção de Hotéis, Estádios, Modernização de Rodovias, Aeroportos, Projetos Urbanos de Mobilidade Urbana (Metro e BRT), Sistemas Integrados de Segurança Pública, Ginásios, Polos Aquáticos..., temos mercado favorável para vários anos no Brasil e em outros países.
Para se tornar um bom Gerente de Projeto é importante destacar as habilidades interpessoais de grupo: "Além da capacidade de aplicar esses recursos, o bom gerente de projetos precisa de habilidades interpessoais, como capacidade de liderança, comunicação, negociação e empatia".
Este é um mercado de pressão, cobrança, bons salários e infraestrutura. É preciso buscar uma sólida formação prática que pode ser obtida por um MBA em instituições sérias, com excelência em infraestrutura, planejamento e gestão, com visão global e interdisciplinar.
O Gerente de Projetos lida com pessoas a todo o momento com isso: "Saber lidar com gente é fundamental, pois quem entrega o projeto não é o gerente, é a 'equipe', diz Alex Julian, de 35 anos, gerente de projetos, programas e portfólio do Citibank. Pós-graduado em gerenciamento de projetos pela Fiap e certificado em project management professional (PMP) pelo PMI, ele acredita que o bom gerente de projetos não é aquele que só controla planilhas, mas quem se comunica bem com o time, entende seus problemas e ajuda a resolvê-los".
O Mercado de Projeto ao meu ver vai continuar aquecido nas áreas públicas e privadas. Há oportunidade do profissional fazer carreira internacional atuando em grandes multinacionais pelo mundo. Os salário são um atrativo a parte, mas um mercado que também cobra pela excelência e postura profissional, com isso não há espaço para desanimo e amadorismo, pois os projetos envolvem milhões e bilhões de reais, dólares, euros...