No próximo ano letivo o Instituto Superior Técnico vai lançar um novo Curso, a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. Este curso sucede ao curso de Engenharia de Redes de Comunicações, que tem tido uma forte implantação no mercado e os melhores índices de empregabilidade do Técnico (todos os ex-alunos a trabalhar na área de formação).
O novo curso verá reforçadas as componentes de Telecomunicações e Informática, vocacionando-se para a chamada Engenharia da Internet que cobre aspectos como o planeamento e gestão das redes de Telecomunicações que formam a Internet, a segurança da comunicações e da informação, o desenvolvimento de aplicações multimédia e para dispositivos móveis (para telemóveis, PDAs, e iPADs), as redes de sensores que estarão na base da Internet-of-Things, e a computação móvel e na cloud.
A Internet é a grande rede de Telecomunicações global que todos une, e que utilizamos para um número cada vez maior de atividades: enviar mensagens, conversar, procurar informação, telefonar, ver televisão, ouvir música, ver filmes, fazer compras e até jogar em rede. Hoje em dia, estima-se que existam mais de 15 milhões de computadores permanentemente ligados à Internet e este número continua a crescer a um ritmo exponencial. Para que todos estes utilizadores possam usufruir de todos estes serviços é necessário que a Internet funcione bem! Para isso são Apesar do muito que já nos deu, a Internet continua a sofrer de alguns problemas que terão de ser resolvidos a breve prazo, como por exemplo, a exaustão de endereços, a falta de qualidade de serviço e as falhas de segurança. Muitos e variados são pois os desafios que se colocam à Internet do futuro! Esta área das Telecomunicações e Informática continuará certamente a ser grande fonte de empregabilidade tanto no país como no estrangeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário